Um abrigo para idosos em Jataí, na região sudoeste de Goiás, registrou uma morte e 55 idosos com diagnóstico positivo para Covid-19. No local, moram 73 pessoas. Outros 21 funcionários também estão com a doença. A informação foi confirmada pela direção da instituição, na manhã de sábado (17).
Segundo a direção do Abrigo São Vicente de Paula, desde que confirmado os casos positivos, 12 idosos precisaram ser internados no Hospital das Clínicas de Jataí. Sendo que desses, um morreu e outro permanece internado em estado grave em uma Unidade de Terapia Intensiva.
O idoso que morreu não teve a identidade divulgada. No entanto, a direção informou que, além de ter sido infectado pela Covid-19, ele também já enfrentava um câncer quando contraiu o vírus.
Segundo a instituição, os funcionários que testaram positivo estão isolados, em casa. Já os idosos que não foram contaminados seguem no abrigo, separados dos demais.
A Secretaria Municipal de Saúde informou que está acompanhando a situação e fazendo novos testes. A pasta informou ainda que o local passa por rigorosa desinfecção diariamente.
Covid em abrigo de idosos
- Unidade tem 73 moradores;
- 55 estão com Covid-19;
- 11 estão internados;
- Destes, um está em UTI e 10 em enfermaria;
- Um idoso morreu
- 21 funcionários testaram positivo, sendo três diretores.
Segundo a direção do abrigo, todos os idosos foram imunizados com as duas doses da vacina contra o coronavírus. O médico infectologista Hélio Ranes explica que, caso eles não tivessem sido vacinados, a situação no local poderia ser ainda mais preocupante.
“Nesse grupo de idosos, se eles não tivessem sido vacinados o número de casos graves poderia ser até maior. Então, o principal objetivo mesmo da vacina é reduzir casos graves e número de óbitos”, explicou.
O também médico infectologista Marcelo Daher explica ainda que a vacina é eficaz. “A vacina, principalmente a Coronavac, tem uma proteção de 50%, então a tendência é que 50% das pessoas vacinadas se protejam e os outros 50% podem ter. A gente sabe também que a vacina é para diminuir a gravidade da doença, e não evitar a infecção”, disse.
Abrigo confirma que 17 idosos testaram positivo para Covid-19, em Jataí — Foto: Reprodução/TV Anhanguera
Veja outras notícias da região no G1 Goiás.