Imagem: Reprodução/Google
Novas regras para a CNH
Para quem quiser tirar a carteira de motorista este ano, terá que realizar alguns exames de aptidão física e psicológica. Além disso, é necessário assistir a algumas aulas teóricas com duração de 45 horas/aula, uma prova e um curso prático de direção, com duração mínima de 20 horas/aula. Este requisito é tanto para motocicletas (categoria A) quanto para carros (categoria B). Finalmente, depois de cumprir essas etapas, você deve fazer um teste prático.
Agora, quando você estiver renovando sua CNH, você precisará cumprir os novos prazos. Ou seja, quem levar o documento ainda este ano e tiver até 50 anos, sua CNH terá validade de 10 anos. A nova regra também mudou para que tenha entre 50 e 70 anos e sua validade agora será de 5 anos. Além disso, para quem tem mais de 70 anos, o prazo será de 3 anos.
O Detran é responsável por notificar que a CNH expirou e essas informações devem ser enviadas pelo órgão 30 dias antes do término da validade. Outra exigência é que os motoristas paguem por todas as suas dívidas, sejam elas relacionadas a veículos em seus nomes ou aos seus próprios motoristas. Saiba Mais!
Categorias CNH
O novo código permaneceu com as cinco categorias do documento. Ver:
- A – veículo com motor de duas a três rodas;
- B – veículo motorizado, que não faz parte da categoria A e tem até 3,5 toneladas. É necessário ter no máximo nove lugares;
- C – veículo de transporte de carga com mais de 3,5 toneladas;
- D – veículo para o transporte de passageiros com mais de nove assentos (motorista incluído), com pelo menos 21 anos, dois anos de categoria B e uma categoria C;
- E – veículos nas categorias B, C ou D com mais de 6 toneladas (reboque, semirreboque, reboque) ou capacidade superior a oito lugares.