Basquetebol da Espanha supera a França pela quarta medalha de ouro do EuroBasket nas últimas seis tentativas

Atualizados

- Publicidade -

BERLIM – Para a Espanha, quase todos os nomes da seleção nacional mudaram nos últimos anos.

As expectativas não. E os resultados também não.

Juancho Hernangomez marcou 27 pontos, seu irmão Willy Hernangomez somou 14 e ganhou o prêmio de MVP do torneio, e a Espanha venceu a França por 88 a 76 no domingo para ganhar a medalha de ouro do EuroBasket.

Foi o quarto título europeu da Espanha em suas últimas seis tentativas, todos esses ouros sob o comando do técnico Sergio Scariolo.

“É fácil dizer que estamos extremamente felizes”, disse Scariolo. “Chegamos a este campeonato em oitavo lugar no rating de potência e conseguimos subir, passo a passo. … Foi incrível ver que estamos acima de todas essas grandes equipes.”

Lorenzo Brown marcou 14 pontos e deu 11 assistências para a Espanha, enquanto Jaime Fernandez marcou 13.

- Publicidade -

Evan Fournier liderou a França – que também perdeu a medalha de ouro nas Olimpíadas de Tóquio para os EUA no verão passado – com 23 pontos, enquanto Thomas Heurtel marcou 16 e Guerschon Yabusele acrescentou 13.

Rudy Gobert, do Minnesota Timberwolves, ficou com apenas seis pontos em apenas dois arremessos de campo para a França.

“A Espanha jogou melhor do início ao fim”, disse Fournier, que joga no New York Knicks. “Eles tinham um plano de jogo claro, e nós não executamos o nosso bem o suficiente. … Nós nunca tivemos o controle do jogo. Eles apenas jogaram melhor, cara, ponto remaining.”

- Publicidade -

Este deveria ser um verão de reconstrução para a Espanha. Pau e Marc Gasol, os líderes de longa knowledge do programa, se aposentaram do jogo internacional após uma derrota nas quartas de remaining para os EUA nos Jogos de Tóquio. Sergio Gonzalez também decidiu que no verão passado period o momento certo para se afastar, depois de 16 anos com a seleção nacional. Sergio Llull e Ricky Rubio, mais dois veteranos da equipe, não puderam jogar por conta de lesões.

A tradição vencedora continuou de qualquer maneira. A Espanha é agora a atual Copa do Mundo de Basquete (vencida na China em 2019) e campeã do EuroBasket. Também conquistou medalhas em 10 de suas últimas 11 aparições no EuroBasket.

“É difícil explicar com palavras como me sinto”, disse Willy Hernangomez, que joga na NBA pelo New Orleans. “Estou extremamente orgulhoso dos meus companheiros de equipa, da minha comissão técnica, de toda a federação espanhola de cima a baixo. Merecemos muito esta medalha de ouro”.

Mas essa jovem equipe também tinha a exuberância da juventude: enquanto Scariolo e Willy Hernangomez tentavam realizar uma entrevista coletiva pós-jogo, o restante da lista da Espanha interrompeu a sessão, armado com garrafas de água, e encharcou o MVP e seu treinador.

“Esse é o lado negro de ter um time jovem”, disse Scariolo, enquanto enxugava alegremente o rosto com uma toalha. “Não vejo Pau Gasol jogando água por aí.”

Para a França, foi outra medalha – e outra instância de ficar um pouco aquém da medalha mais brilhante. A última grande coroa da França veio ao vencer o EuroBasket em 2013. Desde então, os franceses conquistaram dois bronzes na Copa do Mundo (2014, 2019), um bronze no EuroBasket (2015), prata nas Olimpíadas de Tóquio e agora prata novamente.

A diferença period clara: a Espanha tinha uma enorme vantagem de 35-7 em pontos sobre os turnovers.

“Hoje, obviamente, perdemos o ouro”, disse o técnico da França, Vincent Collet. “Eles executaram seu plano perfeito.”

Juancho Hernangomez fez 6 a 6 de 3 pontos em um intervalo de seis minutos do segundo quarto, ajudando a Espanha a ampliar a vantagem de 23 a 14 para 45 a 26 com apenas três minutos restantes do intervalo.

Talvez fosse uma fonte levemente improvável para uma barragem de 3 pontos. Ele havia feito um whole de 12 3s em seus oito jogos anteriores no torneio EuroBasket deste ano, e seu recorde em qualquer jogo da NBA é seis.

“Precisávamos dele hoje e ele estava lá para nós”, disse Willy Hernangomez.

Uma sequência de 11 a 0 ajudou a França a reduzir o que havia sido um déficit de 21 pontos para apenas 47 a 37 no intervalo – e o ímpeto foi levado para o terceiro quarto.

O salto de Yabusele com 6:52 restantes no terceiro levou a França em 49-46, e tudo parecia estar mudando.

Mas a Espanha resistiu. O sétimo arremesso de 3 pontos de Juancho Hernangomez a 7:29 do remaining fez o jogo 71-61, e o resultado não estava em dúvida novamente.

“Não posso estar mais feliz como treinador de basquete”, disse Scariolo.

MEDALHA DE BRONZE

ALEMANHA 82, POLÔNIA 69

No confronto pela medalha de bronze no domingo, Dennis Schroder marcou 26 pontos e a anfitriã Alemanha derrotou a Polônia.

Foi a primeira medalha do EuroBasket da Alemanha desde que conquistou a prata em 2005. A Polônia alcançou seu melhor resultado no evento desde 1971.

“Eles me disseram que faz 17 anos desde que a Alemanha ganhou uma medalha”, disse o técnico da Alemanha, Gordie Herbert. “É meio apropriado que o número de Dennis Schroder seja 17. Foi uma honra inacreditável treinar esses caras desde o primeiro dia.”

Johannes Voigtmann marcou 14 para a Alemanha.

“Nós trabalhamos duro para isso”, disse Schroder. “É uma sensação inacreditável sair em terceiro lugar no EuroBasket.”

Michal Sokolowski liderou a Polônia com 18 pontos, com Jakub Garbacz marcando 12 e AJ Slaughter terminando com 10 pontos e 10 assistências.

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Acessados