Como assistir, histórias e programação da equipe dos EUA

Atualizados

- Publicidade -

Como Becky HammonA prolífica carreira de basquete universitário de Michael estava chegando ao fim, uma manchete no jornal Posto de Denver proclamou que “ninguém vai subestimar Becky Hammon do Colorado State nunca mais”.

Um bom pensamento, mas infelizmente. Dois meses depois dessa manchete, Hammon não foi draftado no Draft da WNBA de 1999. E essa certamente não foi a primeira vez – nem a última – que Hammon não seria escolhido.

“Estou desapontado, mas a batalha não acabou”, disse Hammon ao Fort Collins Coloradoan após o Draft da WNBA. “Não vai acabar como uma história triste.”

Não.


Hammon, que cresceu em Speedy Metropolis, Dakota do Sul, não foi altamente recrutado no ensino médio.

Tom Collenentão um assistente técnico no Arkansas, contou que depois de ver Hammon competir em um acampamento em Terre Haute, Indiana, ele escreveu três palavras ao lado do nome dela: garota branca média.

- Publicidade -

“Cometi o mesmo erro que muitos outros programas top-20 cometeram”, disse Collen, que mais tarde se tornou o treinador principal do Colorado State, ao Posto de Denver em 1999. “Eu subestimei o tipo de potencial que ela tinha e não a recrutei. Eu a vi, mas não achei que ela fosse boa o suficiente para colocar na minha lista. Havia muitos treinadores que se sentiam assim”.

Hammon finalmente encontrou uma casa no estado do Colorado. Mas mesmo depois de chegar a uma faculdade que a queria, Hammon não foi escolhido inicialmente. Ela passou os primeiros sete jogos saindo do banco antes de ganhar uma vaga de titular. Ela terminou a temporada como a caloura com maior pontuação do país (19,2 pontos por jogo) e, mais importante, ajudou o Colorado State a se classificar para o torneio da NCAA pela primeira vez na história do programa.

Na primeira rodada do torneio da NCAA, o CSU Rams deu o pontapé inicial contra o Nebraska, um programa que Hammon frequentou nos programas de verão.

“Nós recrutado ela, mas não a concedemos bolsa de estudos, então tenho certeza que ela terá motivação additional por causa disso”, disse o técnico do Nebraska. Ângela Beck disse ao Arauto do Mundo de Omaha antes do jogo, que a CSU venceu por 66 a 62.

- Publicidade -

Hammon liderou o Colorado State a mais duas aparições no torneio da NCAA, com os Rams chegando ao Candy 16 em seu último ano. Mas mesmo quando a três vezes All-American concluiu sua carreira universitária como a jogadora mais condecorada da história do programa, ela sabia que algumas pessoas ainda a descartavam.

“Muitas pessoas ainda não acreditam que eu mereço ter meu nome onde está”, disse Hammon em 1999. “Eles não acham que eu mereço ser um Tudoamericano. Eu sei que. Isso é bom. É a mesma coisa com a nossa equipe. As pessoas não acreditam que devemos ficar em quarto lugar. É assim que vai ter que ser, vindo da (Conferência Atlética Ocidental).

“Quando você vem de uma pequena conferência, você tem que subir morros. É uma batalha constante para levantar, levantar, levantar. Você tem que gostar. Você tem que gostar de pessoas dizendo que você não pode fazer alguma coisa. Essa sempre foi minha filosofia.”


Enquanto as perspectivas da WNBA sempre enfrentam grandes probabilidades, o Draft da WNBA de 1999 foi particularmente brutal. Jogadores universitários estavam competindo com jogadores da American Basketball League (ABL), que faliu em dezembro de 1998. Das 50 escolhas de draft daquele ano, 35 vieram da ABL.

“A mesma coisa aconteceu comigo na faculdade”, disse Hammon ao Fort Collins Coloradoan depois que ela não foi convocada. “Eu não fui altamente recrutado, mas provei que eles estavam errados. Eu posso fazer a mesma coisa na WNBA.”

Uma semana depois de não ser convocada, Hammon recebeu um telefonema do New York Liberty convidando-a para participar do campo de treinamento. Ela avançou um dia na prova de cinesiologia para acomodar o convite.

Então treinador do New York Liberty Richie Adubato mais tarde admitiu que nunca esperava manter Hammon no elenco, já que o time já tinha dois armadores no Teresa Witherspoon e Coquese Washington.

“Achamos que dois armadores são suficientes, mas ela nos impressionou tanto com seus arremessos e sua dureza que tivemos que mantê-la”, disse Adubato ao jornal. Imprensa associada em agosto de 1999. “Durante todo o campo de treinamento, ela foi ficando cada vez melhor.”

Hammon disse que não ser convocado serviu como uma faísca. “Se alguma coisa, isso meio que colocou um pouco de fogo debaixo da minha bunda, e eu decidi que iria me esforçar e iria fazer isso nesta liga, seja este ano ou alguns anos na estrada.”

Hammon passou a jogar 16 temporadas na WNBA, terminando sua carreira como uma das melhores jogadoras da história da liga. E embora ela tenha feito quatro viagens para as finais da WNBA, ela nunca ganhou um título.

Ao longo do caminho, ela também superou um desprezo olímpico. Depois de saber que não havia sido convidada para participar das eliminatórias da equipe olímpica dos EUA, ela concordou em representar a Rússia, onde jogou durante a offseason da WNBA.

Eu sempre estive do lado de fora olhando para dentro,” ela disse. “O garoto não foi escolhido.”

Ela levou a Rússia ao bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008, marcando 22 pontos no jogo de medalhas.


Como assistente técnico de longa knowledge do San Antonio Spurs, muitos acreditavam que Hammon se tornaria a primeira treinadora feminina da NBA. Mas as ofertas não chegaram.

Em vez disso, os Ases pagaram. E desta vez, eles não escolheram apenas Hammon. Eles a cortejavam.

“Sinto que estou pronto para ter minha própria equipe. E esta é a organização que tornou muito, muito óbvio que eles me queriam muito, muito. E por isso é sempre bom ser desejada”, disse Hammon depois que ela foi contratada.

Menos de um ano depois, ela liderou os Aces ao primeiro título da WNBA da franquia, tornando-se a primeira treinadora novata a ganhar um campeonato da liga.

“Minha jornada não é por engano”, disse Hammon após a vitória de domingo. “Todas as coisas difíceis pelas quais passei construíram algo em mim que eu precisava no caminho, e mesmo que seja uma merda no momento não ser escolhido ou me machucar ou o que quer que seja, as coisas difíceis constrói coisas em você que é
necessário para a vida e você vai usá-lo no caminho. Pode não parecer naquele momento.

“Para mim, não se trata realmente de provar que outras pessoas estão erradas, trata-se de provar que eu estou certo.”


Siga Alex Azzi no Twitter @AlexAzziNBC

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Acessados