Confira como consultar o saldo do FGTS pelo celular e receber até R$1.000 a partir desse mês de abril.

0
230
- Publicidade -

Imagem: Reprodução/Google

O Governo Federal anunciou, no final da semana passada, a liberação de mais uma parcela do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Desde então, alguns usuários têm dúvidas sobre o processo de consulta ao saldo. Isso porque alguns cidadãos nem sabem se têm algum valor para retirar.

De acordo com as regras gerais do FGTS, nem todos os trabalhadores que possuem carteira assinada podem sacar esse dinheiro. Só as pessoas que têm algum equilíbrio terão essa oportunidade. A boa notícia para esses cidadãos é que eles não precisam sair de casa para fazer essa consulta. É possível conhecer essas informações pelo celular.

Passo a passo

De acordo com as regras gerais, o primeiro passo é baixar o aplicativo. Ele tem o nome do FGTS e está disponível em todas as lojas de aplicativos. O download é gratuito e pode ser feito em qualquer rede de internet. Logo após o download, o usuário precisa clicar no botão “continuar”.

Neste ponto, o próprio aplicativo vai gerar a mensagem “FGTS quer usar caixa.gov.br para fazer logon”. O cidadão precisará clicar neste item e informar o CPF na área de login. Logo depois, ele precisará digitar a senha. É o mesmo que ele usa no gov.br.

Caso o cidadão não se lembre desses dados, ele pode clicar na opção de “esqueci a senha”, seguir os passos do sistema, criar um novo e retornar a essa etapa inicial. Se ele ainda não tiver um login no gov.br, ele vai precisar criar um.

Neste ponto, o processo pode ser diferente dependendo de cada caso. O sistema de inscrição pode solicitar novas informações para o cidadão. Eles podem exigir, por exemplo, que o usuário insira dados de seu histórico de trabalho.

Uma vez feito isso, o cidadão agora tem acesso aos seus saldos. Ele poderá ver o quanto tem disponível nos valores de sua empresa, bem como de seu trabalho anterior. Então ele pode saber se ele pode obter algum dinheiro nesta nova onda de lançamentos.

O que é o FGTS

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é uma espécie de fundo que visa proteger os trabalhadores em possíveis momentos de crise. Então este é o dinheiro que se torna disponível para pessoas que foram demitidas sem motivo.

Sempre no início de cada mês, o empregador precisa depositar o valor equivalente a 8% do salário do empregado em uma conta da Caixa. O saldo total do FGTS nada mais é do que a soma de todos esses depósitos.

No caso específico desta nova fase de liberação do governo, os saques podem ocorrer entre 20 de abril e 15 de junho. De qualquer forma, o Planalto garante que o dinheiro estará disponível para caixa até 15 de dezembro.

É importante lembrar que ninguém tem obrigação de sacar esse valor. Então isso significa que se o cidadão não quiser pegar essa quantia agora, ele pode fazer a opção de não mexer com a quantia. Então, depois de 15 de dezembro, o dinheiro volta para os cofres da União.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui