Imagem: Reprodução/Google
A comida está praticamente em toda parte e está presente várias vezes ao dia em nossas vidas diárias, de manhã a algumas horas antes de dormir. Como consumimos muitos alimentos diferentes na vida diária, é essential ter cuidado com os alimentos para prevenir doenças e até mesmo retardar o envelhecimento.
Na culinária brasileira existem diversos tipos de alimentos que já fazem parte da mesa da população, como enlatados e linguiças. O hábito de ingerir esses alimentos pode ser muito perigoso para a saúde, já que se consumidos em excesso, podem causar doenças como hipertensão, diabetes, doenças bucais e outras. Confira abaixo 20 alimentos que podem afetar sua saúde e fazer você envelhecer mais rápido!
sal
O consumo excessivo de sal é um dos principais fatores causadores de doenças crônicas, como pressão alta e colesterol alto. Além disso, esta especiaria produz o envelhecimento dos vasos sanguíneos, fazendo com que a fadiga apareça em sua aparência física.
leite
O leite tem muitos benefícios para a saúde, mas algumas versões comercializadas podem conter excesso de gordura saturada que pode causar doenças cardíacas e reumatismo.
Doces
Doenças como o diabetes estão associadas ao consumo de açúcar e gorduras, que são encontradas principalmente em doces, que também prejudicam os dentes.
Adoçantes artificiais
Os adoçantes artificiais são aliados de quem quer consumir menos açúcar, mas esse produto pode prejudicar o sistema digestivo e o metabolismo.
Molhos e temperos
Molhos como ketchup e maionese são perigos alimentares reais, pois geralmente contêm muito sal e açúcar, além de conservantes em sua composição.
Frituras
O consumo de frituras é uma das principais causas de doenças cardiovasculares, deficiências nutricionais e hipertensão.
Soja e milho transgênico
Estudos recentes ligaram o consumo de transgenes a doenças renais e danos no fígado.
Farinha branca
A farinha branca é encontrada em muitos alimentos e aumenta os níveis de açúcar no sangue.
Refrigerantes
Este tipo de bebida contém muito açúcar, e seu consumo excessivo porque causa obesidade e doenças associadas a esta condição.
Alimentos enlatados
Como o próprio nome diz, esses alimentos contêm muitos conservantes e muitos açúcares em sua composição.
Álcool
Os usuários de álcool podem envelhecer mais rápido porque sua composição afeta diretamente as células. Além disso, esta bebida pode ser muito prejudicial para o fígado.
Frutas com inseticidas
Alguns produtos químicos de controle de pragas na fruticultura podem causar doenças aos seres humanos.
Alimentos Congelados
Alimentos congelados como pizza, hambúrgueres e pão de queijo contêm muitos conservantes para durar muito tempo nas prateleiras do mercado. Esses conservantes causam doenças cardiovasculares.
Quick meals
Como diz a tradução do termo, esses alimentos são “quick meals”, ou seja, costumam levar embutidos, conservantes, frituras e muito sal.
Batata frita
As batatas fritas contêm muita gordura e sal. Os sintéticos são mais prejudiciais à saúde devido aos seus vários corantes.
Toucinho
O bacon contém muita gordura em sua composição, o que pode saturar as veias. Isso pode significar um risco de acidente cardiovascular.
Pipoca de micro-ondas
Produtos em pipoca de micro-ondas para dar aquele cheiro típico podem representar um risco para a saúde pulmonar.
Óleos Comestíveis
Os óleos usados na fritura de alimentos estão associados a doenças como pressão alta e aumento do nível de colesterol.
Frutas enlatadas
Embora as frutas sejam uma ótima opção, as versões enlatadas não são uma boa ideia para quem quer manter uma alimentação saudável, já que existem conservantes nesses alimentos.
Alimentos embutidos
Vilões soberanos Entre os alimentos prejudiciais à saúde, as salsichas (salsichas, mortadela, salsa, and many others.) contêm muitos conservantes, sal, corantes e são feitas de misturas animais. O consumo excessivo aumenta o risco de câncer.