E possível receber duas aposentadorias ao mesmo tempo ? Veja o que diz o INSS

0
41
- Publicidade -

Imagem: Reprodução/Google

Se uma pensão já é boa, você pode imaginar duas? Isso é possível, embora muitos não saibam que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pode pagar dois benefícios de uma só vez ao mesmo segurado. Apesar da possibilidade, é bom entender em quais casos o direito é garantido.

Em primeiro lugar, o INSS só paga duas aposentadorias se estiverem em regimes diferentes. Por exemplo, um professor que trabalha na rede pública e também na iniciativa privada pode receber duas aposentadorias.

Duas aposentadorias

Então você já sabe que sabe que sim. Você pode receber duas aposentadorias ao mesmo tempo. Essa é uma grande alegria para profissionais de determinadas áreas, como educação e saúde. Assim, você pode solicitar duas pensões que cumpram as regras do Regime Geral de Previdência Social e também do Próprio Sistema de Seguridade Social.

O mesmo vale para quem mora fora do Brasil e realiza alguma atividade remunerada. Então, se a pessoa atender a todos os requisitos padrão, ela pode se aposentar com o benefício no exterior e também aqui.

Mas vale lembrar que nesses casos um acordo previdenciário internacional pode fazer uma soma de contribuições dentro e fora e garantir apenas uma aposentadoria.

Outro detalhe, segundo o INSS, é que a contribuição das obras concomitantes não é calculada duas vezes, mas é resultado de uma soma entre elas. Por exemplo, se a pessoa tiver carteira assinada e também trabalhar como Microempreendedor Individual, o valor final será a soma das cobranças.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui