Inscrições Prouni 2022 – Inscrições abertas!

Atualizados

- Publicidade -

Confira agora como vai funcionar as inscrições do Prouni 2022, lembrando que as inscrições já estão abertas, leia o artigo para saber mais e confira o link de cadastro.

Com o Prouni, você consegue cursar a faculdade que deseja e ainda pagar a metade do preço ou até bolsas de 100%. Quer saber como?

Siga a leitura e fique por dentro do Prouni, o programa do governo que ajuda estudantes a começarem a vida universitária.

O Prouni (Programa Universidade para Todos)  foi desenvolvido no ano de 2004 pelo MEC, durante o mandato do ex-presidente da república, Luís Inácio Lula da Silva. A iniciativa do ministério, no ano de 2005, disponibilizou 112.416 bolsas, sendo que, em 2019, o Prouni bateu seu recorde, disponibilizando 243.888 vagas.

O Prouni foi criado para conceder bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em instituições de ensino superior privadas. As inscrições estão disponíveis todo início de semestre, utilizando a nota do Enem.

Os estudantes que conseguirem a bolsa parcial, deverão arcar com metade do valor da faculdade escolhida. Em contrapartida, para os alunos que tiverem bolsa integral, o valor na faculdade será pago totalmente pelo programa.

O Prouni é válido durante todo o curso, no entanto, os alunos deverão seguir todos os requisitos estabelecidos durante o período em que estiverem estudando.

Durante o ano, acontecem duas edições do programa: uma no primeiro e outra no segundo semestre. São oferecidas bolsas de estudo parciais (50%) e integrais (100%).

A seleção para o Prouni é feita com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

É preciso obter no mínimo a nota de 450 pontos na na edição do Enem anterior, não ter zerado a redação e será necessário comprovação de renda de até 3 salário mínimos no caso do pedido de 50% de bolsa ou comprovar renda de até 1 salário mínimo e meio para as bolsas de 100%.

As inscrições são feitas pelo site do Prouni. Depois, são divulgados os resultados da primeira chamada. O estudante que for selecionado, deve comparecer à instituição de escolha para realizar a matrícula.

Se ainda houver vagas, é realizada uma segunda chamada, e depois uma lista de espera. Por último, são abertas as inscrições para as bolsas remanescentes.

Esta é a última oportunidade que o aluno terá para se candidatar no Prouni. Para participar da Lista de espera o aluno deve demonstrar interesse na vaga, selecionando esta opção após as datas de inscrição.

O candidato não pode ter sido selecionado nas chamadas anteriores ou ter sido rejeitado por falta de turma.

Para ficar de olho nos resultados, você precisa acessar o site do Prouni, ligar para o telefone 0800-616161 ou ainda falar diretamente com a universidade em que você se inscreveu.

Quando forem divulgados os resultados do Prouni, o candidato aprovado deve ir até a faculdade desejada e levar todos os documentos necessários para realizar a matrícula. Lembre-se de que cada universidade possui um coordenador que será direcionado especificamente para falar sobre o Prouni e seu funcionamento dentro da faculdade, acompanhando, assim, cada etapa do aluno.

Se você for selecionado para uma bolsa do Prouni, será necessário comparecer à instituição desejada para comprovar as informações do questionário socioeconômico. Veja a lista de documentos necessários no site oficial.

Atenção! A instituição poderá solicitar a apresentação de outros documentos para ter certeza da veracidade das informações. Por isso, não deixe para ir até a instituição no último minuto.

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Acessados