Inscrições Sisu 2022 (Cadastro)

Atualizados

- Publicidade -

O SISU 2022 – Sistema de Seleção Unificada oferece vagas em cursos de graduação e de ensino à distância (EAD) em diversas instituições de ensino superior aos participantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Continue lendo para saber mais informações atualizadas sobre vagas, inscrições e mais!

Sobre o SISU 2022: Caso você não conheça, o Sistema de Seleção Unificada, mais conhecido como SISU, é um programa criado pelo Governo Federal juntamente com o Ministério da Educação (MEC) que oferece a oportunidade dos cidadãos brasileiros ingressarem no ensino superior público de forma totalmente gratuita.

Todo o processo seletivo do SISU 2022 será feito de forma online, no site oficial do programa.

Outro ponto importante é saber que o sistema utiliza as notas do ENEM para classificar os candidatos. A participação é totalmente gratuita e a seleção acontece duas vezes por ano, uma vez em cada semestre.

Como funciona o SISU? Nos últimos anos, diversas instituições do ensino superior público passaram a usar o SISU como sua principal forma de ingresso ou, pelo menos, como uma das principais.

Isso significa que os candidatos com melhores notas do ENEM são selecionados de acordo com o desempenho e notas de Corte SISU 2022 referente ao curso desejado.

Porém, o processo seletivo não é tão fácil assim! Para se inscrever no SISU é necessário que o estudante tenha obtido, no mínimo, 450 pontos na prova do ENEM e não tenha zerado a redação.

Seguindo esses critérios, é possível se inscrever e concorrer às vagas do SISU 2022.

Fases do SISU: Vale ressaltar que o SISU possui duas fases, uma de dia e outra à noite. Durante o dia, o SISU 2022 fica aberto a inscrições de novos estudantes e alteração de cursos.

Já durante a noite, o SISU fica fechado para alteração de cursos. Isso ocorre, pois durante a noite o programa está fazendo os cálculos necessários para fazer o ranqueamento dos estudantes.

Dessa forma, sempre que o candidato olhar o portal do SISU ao amanhecer, ele terá o novo ranqueamento com a sua posição.

Sabendo se tem chances ou não de concorrer a vaga que deseja e podendo alterar o curso.

Atenção: Você consegue mudar as opções de cursos até o último dia de inscrições!

Como já mencionamos, as vagas do SISU 2022 são ofertadas apenas em instituições de ensino superior públicas, sendo elas municipais, estaduais ou federais.

Para saber quantas vagas são e para que curso é importante ficar de olho no site oficial do programa e também no portal da universidade que você deseja cursar.

Quem pode participar do SISU?: Assim como todo programa, para participar do SISU 2022 é necessário estar dentro dos requisitos estabelecidos pelo programa.

Podem participar do SISU aqueles que:

  • Tenham participado do ENEM de 2021, seja impresso ou digital;
  • Que tenham obtido nota igual ou superior a 450 pontos e não tenham zerado a redação;
  • Não tenha participado do ENEM na condição de “treineiro”.

Inscrição SISU 2022: Saiba que as inscrições SISU 2022 acontecem duas vezes ao ano, mas ainda estão sem datas definidas. Normalmente, este procedimento acontece no mês de fevereiro e junho.

No ano anterior, por causa da pandemia do novo coronavírus, o SISU do primeiro semestre ocorreu no mês de abril e não em fevereiro.

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Acessados